PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO: 0022/2020

Informações da matéria
Autor: GIOVANE GUEDES SILVESTRE
Data: 24/07/2020
Visualizações:
Ementa

PL Nº 022/2020 - INICIATIVA CHEFE DO PODER EXECUTIVO.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
31/07/2020 09:00:00 015ª (Décima Quinta) Sessão Extra-Ordinária da de 31 de Julho de 2020 mais ORDEM DO DIA  1ª VOTAÇÃO  FAVORAVEL 
Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Excelentíssimo Senhor Giovane Guedes Silvestre

Prefeito Municipal de Araripe

Araripe

Corpo da matéria

PROJETO DE LEI Nº 022/2020, DE 24 DE JULHO DE 2020

DISPÕE SOBRE O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE ARARIPE, SEUS PRINCÍPIOS, OBJETIVOS, ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO, GESTÃO, INTER-RELAÇÕES ENTRE OS SEUS COMPONENTES, RECURSOS HUMANOS, FINANCIAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


O PREFEITO MUNICIPAL DE ARARIPE-CE, GIOVANE GUEDES, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELO ART. 64, INCISOS II E IX DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DO ARARIPE, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:
DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
ART. 1º ESTA LEI REGULA NO MUNICÍPIO DE ARARIPE E EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA - SMC, QUE TEM POR FINALIDADE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOCIAL E ECONÔMICO, COM PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS CULTURAIS.
PARÁGRAFO ÚNICO. O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA - SMC INTEGRA O SISTEMA NACIONAL DE CULTURA – SNC E SE CONSTITUI NO PRINCIPAL ARTICULADOR, NO ÂMBITO MUNICIPAL, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA, ESTABELECENDO MECANISMOS DE GESTÃO COMPARTILHADA COM OS DEMAIS ENTES FEDERADOS E A SOCIEDADE CIVIL.
TÍTULO I
DA POLÍTICA MUNICIPAL DE CULTURA
ART. 2º A POLÍTICA MUNICIPAL DE CULTURA ESTABELECE O PAPEL DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NA GESTÃO DA CULTURA, EXPLICITA OS DIREITOS CULTURAIS QUE DEVEM SER ASSEGURADOS A TODOS OS MUNÍCIPES E DEFINE PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS POLÍTICAS, PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES FORMULADAS E EXECUTADAS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE, COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, NO CAMPO DA CULTURA.
CAPÍTULO I
DO PAPEL DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NA GESTÃO DA CULTURA
ART. 3º A CULTURA É UM DIREITO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO, DEVENDO O PODER PÚBLICO MUNICIPAL PROVER AS CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS AO SEU PLENO EXERCÍCIO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE.
ART. 4º A CULTURA É UM IMPORTANTE VETOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOCIAL E ECONÔMICO, DEVENDO SER TRATADA COMO UMA ÁREA ESTRATÉGICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARA A PROMOÇÃO DA PAZ NO MUNICÍPIO DE ARARIPE.
ART. 5º É RESPONSABILIDADE DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE, PLANEJAR E FOMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA, ASSEGURAR A PRESERVAÇÃO E PROMOVER A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE ARARIPE E ESTABELECER CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DA CULTURA, CONSIDERANDO EM PRIMEIRO PLANO O INTERESSE PÚBLICO E O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL.
ART. 6º CABE AO PODER PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE ARARIPE PLANEJAR E IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA:
I -ASSEGURAR OS MEIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA COMO DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS, COM PLENA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CRIAÇÃO;
II -UNIVERSALIZAR O ACESSO AOS BENS E SERVIÇOS CULTURAIS;
III -CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA CULTURAL;
IV -RECONHECER, PROTEGER, VALORIZAR E PROMOVER A DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS PRESENTES NO MUNICÍPIO;
V -COMBATER A DISCRIMINAÇÃO E O PRECONCEITO DE QUALQUER ESPÉCIE E NATUREZA;
VI – PROMOVER A EQUIDADE SOCIAL E TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO CULTURAL;
VII -QUALIFICAR E GARANTIR A TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO CULTURAL;
VIII -DEMOCRATIZAR OS PROCESSOS DECISÓRIOS, ASSEGURANDO A PARTICIPAÇÃO E O CONTROLE SOCIAL;
IX -ESTRUTURAR E REGULAMENTAR A ECONOMIA DA CULTURA, NO ÂMBITO LOCAL;
X -CONSOLIDAR A CULTURA COMO IMPORTANTE VETOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
XI -INTENSIFICAR AS TROCAS, OS INTERCÂMBIOS E OS DIÁLOGOS INTERCULTURAIS;
XII -CONTRIBUIR PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ.
ART. 7º A ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NO CAMPO DA CULTURA NÃO SE CONTRAPÕE AO SETOR PRIVADO, COM O QUAL DEVE, SEMPRE QUE POSSÍVEL, DESENVOLVER PARCERIAS E BUSCAR A COMPLEMENTARIDADE DAS AÇÕES, EVITANDO SUPERPOSIÇÕES E DESPERDÍCIOS.
ART. 8º A POLÍTICA CULTURAL DEVE SER TRANSVERSAL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO ESTRATÉGICA COM AS DEMAIS POLÍTICAS PÚBLICAS, EM ESPECIAL COM AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, MEIO AMBIENTE, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ESPORTE, LAZER, SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA.
ART. 9º OS PLANOS E PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO, NA SUA FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO, DEVEM SEMPRE CONSIDERAR OS FATORES CULTURAIS E NA SUA AVALIAÇÃO UMA AMPLA GAMA DE CRITÉRIOS, QUE VÃO DA LIBERDADE POLÍTICA, ECONÔMICA E SOCIAL ÀS OPORTUNIDADES INDIVIDUAIS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA, PRODUÇÃO, CRIATIVIDADE, DIGNIDADE PESSOAL E RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS, CONFORME INDICADORES SOCIAIS.
CAPÍTULO II
DOS DIREITOS CULTURAIS
ART. 10. CABE AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL GARANTIR A TODOS OS MUNÍCIPES O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS CULTURAIS, ENTENDIDOS COMO:
I – O DIREITO À IDENTIDADE E À DIVERSIDADE CULTURAL;
II – O DIREITO À PARTICIPAÇÃO NA VIDA CULTURAL, COMPREENDENDO:
A) LIVRE CRIAÇÃO E EXPRESSÃO;
B) LIVRE ACESSO;
C) LIVRE DIFUSÃO;
D) LIVRE PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES DE POLÍTICA CULTURAL.
III – O DIREITO AUTORAL;
IV – O DIREITO AO INTERCÂMBIO CULTURAL NACIONAL E INTERNACIONAL.
CAPÍTULO III
DA CONCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL DA CULTURA
ART. 11. O PODER PÚBLICO MUNICIPAL COMPREENDE A CONCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL DA CULTURA – SIMBÓLICA, CIDADÃ E ECONÔMICA – COMO FUNDAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE CULTURA.
SEÇÃO I
DA DIMENSÃO SIMBÓLICA DA CULTURA
ART. 12. A DIMENSÃO SIMBÓLICA DA CULTURA COMPREENDE OS BENS DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL QUE CONSTITUEM O PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE ARARIPE, ABRANGENDO TODOS OS MODOS DE VIVER, FAZER E CRIAR DOS DIFERENTES GRUPOS FORMADORES DA SOCIEDADE LOCAL, CONFORME O ART. 216 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
ART. 13. CABE AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL PROMOVER E PROTEGER AS INFINITAS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO SIMBÓLICA EXPRESSAS EM MODOS DE VIDA, CRENÇAS, VALORES, PRÁTICAS, RITUAIS E IDENTIDADES.
ART. 14. A POLÍTICA CULTURAL DEVE CONTEMPLAR AS EXPRESSÕES QUE CARACTERIZAM A DIVERSIDADE CULTURAL DO MUNICÍPIO, ABRANGENDO TODA A PRODUÇÃO NOS CAMPOS DAS CULTURAS POPULARES, ERUDITAS E DA INDÚSTRIA CULTURAL.
ART. 15. CABE AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL PROMOVER DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, NOS PLANOS

Qual o seu nível de satisfação com essa página?